top of page
bolota.png

ESPAÇO DE

OPINIÃO

Folha seca_1.png

O Impacto do Covi-19 na Indústria da Comunicação



Em um primeiro momento a Covid-19 teve um impacto desastroso na Indústria de Comunicação com o cancelamento de publicidade em veículos de comunicação de grande porte pelo medo de como esses clientes iríam consumir e se eles iríam fazer isso durante esse período. Porém passada essa primeira “onda” em um segundo momento com mar mais calmo abriram-se oportunidades para diversificar essa comunicação que podíam até estar guardadas para o depois e que tiverem que ser implementadas como estratégia de primeiro plano.


A tão denominada Revolução 4.0 chegou as pressas com o Covid-19 e ela já estava encomendada a algum tempo, mas o processo acelerou com o fato das empresas e pessoas não poderem mais sair de casa durante esse tempo de pandemia.


A comunicação digital tomou conta da internet e as empresas que eram analógicas tiveram que se digitalizar na marra em muitos casos. Pois, como não vamos mais as ruas quem não é visto na internet não é realmente lembrado por ninguém!


Para as agências, veículos de comunicação e empresas de comunicação em geral principalmente as digitais foi uma baita oportunidade de se fazer presente durante esse período elevando o nível de Marketing Digital das marcas e apresentando soluções diferenciadas e que caibam no bolso de cada empresa/anunciante.


O mercado literalmente “resetou” e teve que se reestruturar e quem não parou desde o começo com certeza está com seu “carro” mais preparado para a “largada” e retomada.

Muito se fala sobre novo normal e realmente o normal nunca mais será o mesmo, pois a estrutura dos negócios foi mexida e com isso a forma das pessoas se comunicarem e comprarem mudou totalmente e quem não tiver esse olhar diferenciado pode estar correndo o risco de ser apagado pela concorrência que está com essa visão de mercado.


Muitos fatores foram super positivos do ponto de vista da qualidade de vida das pessoas e um deles é o tempo ganho da ida e volta do trabalho para casa.


O trabalho presencial nas empresas tornou-se algo a ser analisado se é preciso mesmo ou não, pois o mercado enxergou que para se trabalhar não é preciso estar presente e sim estar apto a entregar de qualquer lugar que a pessoa esteja.


Outro fator que foi remodelado foram as reuniões presenciais, pois nesse novo normal exigiram-se as reuniões online em uma sala de bate papo online na qual todos puderem ver a grande eficiência e otimização de tempo que se pode ter. As pessoas conseguiram fazer reuniões dentro do mesmo dia em Estados e até Países diferentes e isso com certeza é um outro fator que não tem mais volta. Salve-se em alguns casos que é estritamente necessário a presença física das pessoas para o famoso aperto de mão e fechamento do acordo, mas o “olho no olho” dos chats de conversa ainda continua firme e forte.


A indústria de comunicação foi e está sendo claramente afetada pelo Covid-19 como podemos analisar, porém uma série de oportunidades foram impostas por esse novo cenário na qual vivemos e visto sempre pelo lado positivo estaremos mais atentos e fortes quando tudo isso passar e vai passar....


A lição que se pode tirar de tudo isso é que estabilidade não existe e com esse olhar sempre inovador é que vamos tocando os nossos negócios e pensando sempre fora da caixa para entregar soluções diferenciadas que fujam desse agora novo normal!




Marcelo Abreu Gusmão Co-fundador Agência SEO 10 Projetos Digitais


flor.png
bottom of page