bolota.png

ESPAÇO DE

OPINIÃO

Folha seca_1.png

2022 está mesmo à porta. É altura de celebrarmos as nossas conquistas e renovar as nossas esperanças, mas também de avaliar a nossa noção de realidade.


Estamos numa altura em que o mundo está cada vez mais diferente, em que a noção de espaço é cada vez menos a mesma. A noção de distância ou diferença horária também está em colapso. O novo mundo digital vai apagando alguns destes limites.


Estamos cada vez mais habituados a ter reuniões com cães, gatos e bebés. A produtividade torna-se assim um ponto extremamente importante. Confiança, valores e autonomia são agora pilares fortes da fundação da forma como trabalhamos. A colaboração tornou-se a chave.


Os nossos clientes já não estão limitados pela lingua ou fronteiras físicas, e nós como comunicadores temos também de estudar e perceber mercados que não estamos inseridos. O que temos todos em comum numa realidade em constante mutação é que somos todos Seres Humanos.


Não existe nenhuma formula, mas a única certeza é que por trás dos ecrãs ou por trás das mascaras somos todos iguais. Se soubermos respeitar a nossa humanidade vamos também saber encontrar o que nos liga. É importante para nós, como comunicadores, e para as marcas que trabalhamos, falar cada vez mais de Humanos para Humanos, independentemente das nossas diferenças.


A “normalidade” pode nunca voltar a existir, mas depende de nós saber como vamos criar um futuro em que os limites não são mais os mesmo.


Mitchell Collinson

Diretor Criativo

Create Moçambique


Juri na Categoria de TV e Cinema & Rádio

flor.png